CTACS 2021

INSCRIÇÃO DE ALUNOS PARA O CURSO TÉCNICO DE AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE (CTACS 2021)

O município do Rio de Janeiro, e a Secretaria Municipal de Saúde, através da Organização Social VIVA RIO, no uso de suas atribuições legais e regulamentares, tendo em vista a lei de que dispõe sobre a estrutura organizacional da Administração Pública do município do Rio de janeiro e, em face do que estabelece a lei nº 9.496/96, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), torna pública a abertura de inscrições do processo Seletivo Simplificado Interno para inscrição dos ACS que atuam na cidade do Rio de Janeiro, visando à seleção e o ingresso ao Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde, em parceria com o Instituto Federal do Rio de Janeiro.

O processo seletivo tem como objetivo suprir vagas de profissionais Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da Secretaria Municipal de Saúde para o CTACS, em parceria com o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e a Organização Social Viva Rio.

O curso terá duração de 03 semestres, totalizando uma carga horária de 1.215 horas.

No CTACS serão ofertadas 02 aulas semanais totalizando uma carga horária de 16 horas semanais, com previsão de início 08  em novembro de 2021 e finalização em dezembro de 2022.

O curso ocorrerá na modalidade híbrida, com aulas presenciais e à distância. As aulas à distância terão momentos síncronos e assíncronos. As aulas presenciais serão ministradas no Instituto Federal do Rio de Janeiro – IFRJ (Campus Realengo) e as aulas online na Rede de Atenção OTICS Rio.

As vagas serão distribuídas de maneira descentralizada nas estações OTICS:

Centro: R. Evaristo da Veiga, 16, 2º Andar – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20031-040

Penha: Av. Nossa Sra. da Penha, 42 – Penha, Rio de Janeiro – RJ, 21070-390

Bangu: Av. Ribeiro Dantas, 571 Bangu, Rio de Janeiro – 21870-170 – PAM Bangu

Ao término do curso os alunos aprovados receberão o diploma de Técnico em Agente Comunitário, emitido pelo IFRJ.

Serão disponibilizadas 25 vagas para os ACS que atuam na Atenção Primária do município do Rio de Janeiro, distribuídas pelas 10 áreas de planejamento em saúde do município; do total das vagas disponibilizadas para o CTACS 5% (cinco por cento) será destinada aos alunos com deficiência, de acordo com o artigo 37 da Constituição Federal de 1988 e 20% destinadas a negros e pardos (Lei n. 5695 de 27 de março de 2014).