Hoje , vinte quatro de Outubro, aconteceu na ONG ABCC( Associação beneficente caminhos do coração) que fica localizada na Rua Tecobé, 347 Realengo,a ação sobre O Outubro Rosa, o evento que teve como objetivo alertar e esclarecer dúvidas relacionadas a prevenção ao câncer de mama e contou com profissionais da Clínica da Família Olímpia Esteves.
A ONG conta com serviços como; oficinas pedagógicas, serviços sociais, atividades esportivas,fisioterapia e outros, além de ser gratuitos para a população da área programática 5.1.
A campanha “Outubro Rosa” é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama. É um movimento internacional criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.
No Brasil, a Lei nº 13.733/2018 instituiu o Mês de conscientização sobre o câncer de mama – Outubro rosa, período em que devem ser desenvolvidas atividades, tais como:
– iluminação de prédios públicos com luzes de cor rosa;
– promoção de palestras, eventos e atividades educativas;
– veiculação de campanhas de mídia e disponibilização à população de informações em banners , em folders e em outros materiais ilustrativos e exemplificativos sobre a prevenção ao câncer, que contemplem a generalidade do tema.
Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, excluídos os cânceres relacionados a tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões, com taxas mais altas nas regiões Sul e Sudeste. Já em relação aos óbitos, constitui na primeira causa de morte por câncer na população feminina em todas as regiões do Brasil, exceto na região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa essa posição.
Para o ano de 2022 foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 43,74 casos por 100 mil mulheres. A taxa de mortalidade, ajustada pela população mundial, foi 11,84 óbitos/100.000 mulheres, em 2020, com as maiores taxas nas regiões Sudeste e Sul, com 12,64 e 12,79 óbitos por 100 mil mulheres, respectivamente.
Um artigo científico brasileiro, aponta que as campanhas do Outubro Rosa aumentam as ações preventivas de combate ao câncer de mama: o volume de busca por mamografia aumenta em 39% no período da campanha e nos meses imediatamente seguintes, segundo a publicação.