Dia 20 de março é celebrado o Dia Mundial da Saúde Bucal, data Instituída pela Federação Dentária Internacional (FDI) a fim de reforçar a importância dos cuidados com a higiene bucal diária.
O Dia Mundial da Saúde Bucal busca unir esforços ao redor do mundo para reduzir a incidência de doenças bucais, que atingem não só o indivíduo, mas todo o sistema de saúde. De acordo com uma pesquisa da Federação Dentária Internacional (FDI), a saúde bucal continua a ser uma das áreas mais negligenciadas da saúde global. A tragédia decorre do fato de que a doença bucal é uma epidemia silenciosa que aflige 3,58 bilhões de pessoas — mais da metade da população do mundo, embora seja grandemente evitável. As doenças bucais, tais como cáries dentárias, doença da gengiva e câncer bucal, constituem as formas mais comuns de NCDs (Doenças Crônicas Não Transmissíveis) evitáveis e afetam as pessoas durante toda a vida, causando dor, desconforto, deformações e até mesmo morte. A falha coletiva de prevenir a doença bucal custa à economia mundial cerca de US$ 442 bilhões.
Manter uma boa higiene bucal garante dentes e gengiva saudáveis, auxiliando no bem-estar completo do indivíduo. Seja mastigando melhor ou mantendo uma boa aparência com um sorriso bem cuidado, os hábitos de uma boa escovação — acompanhada do uso do fio dental e com visitas regulares ao dentista — previnem problemas que podem se tornar graves, como o aparecimento de cáries, queda dos dentes, gengivite, entre outros problemas.