Na manhã do dia 27/02/2024, na sala de reunião da estação OTICS-Rio Padre Miguel, tivemos o grupo “Ciranda das Letrinhas” com crianças de 03 a 05 anos. O objetivo é trabalhar as questões de alteração na fala e linguagem. Todo o trabalho é realizado pela fonoaudióloga Tathiane Azevedo da Clínica da Família Olímpia Esteves (CFOE).
Habilitação e reabilitação fonoaudilógica nas áreas de linguagem, motricidade orofacial, voz e audição.
São procedimento que visa aplicar métodos, técnicas e/ou abordagens que recuperem ou melhorem a comunicação do paciente de acordo as suas limitações.
Terapia fonoaudiológica (ou Fonoterapia) é constituída por uma série de ações que envolvem a seleção, a indicação e a aplicação de métodos, técnicas e procedimentos terapêuticos, adequados e pertinentes às necessidades e características do paciente.
É indicada, por meio de avaliação específica, para habilitação ou reabilitação de casos de alterações:
- Linguagem oral (ex.: atrasos) e
- Escrita (ex.: Trocas de letras, dificuldade com a alfabetização, com a leitura e interpretação),
- Voz (ex.: rouquidão, disfonia, alterações vocais decorrentes de uso profissional da voz),
- Fluência da fala (ex.: gagueira e/ou fala rápida),
- Articulação da fala (ex.: trocas na fala),
- Função auditiva periférica (perda auditiva) ou central (processamento auditivo),
- Sistema mio funcional orofacial e cervical e deglutição (ex.: problemas causados por uso prolongado de chupeta, mamadeira ou sucção digital, dificuldades na mastigação e deglutição, Alteração na posição dos dentes).
A Fonoaudiologia também tem a função de orientar pacientes, familiares, cuidadores e escolas, e aperfeiçoar a comunicação humana.