Nesta segunda-feira, 4 de março, começa mais uma campanha pelo Dia Mundial da Obesidade. A iniciativa está alinhada com a campanha mundial da World Obesity Federation (WOF) e a SBEM vem, em parceria com a ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica), traz diversos temas para reflexão e debate.
Entre os pontos de destaque está o alerta para obesidade como causa evitável de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), como diabetes tipo 2, Acidente Vascular Cerebral, doença coronária e câncer. As atenções estão voltadas para as proporções destas doenças que são atribuíveis ao elevado Índice de Massa corporal (IMC) na idade adulta.
Neste período, a WOF lançou, também, a sexta edição do Atlas Mundial da Obesidade, com dados importantes que merecem atenção dos profissionais de saúde e órgãos governamentais. O documento de 235 páginas apresenta conteúdo sobre níveis globais da obesidade, e alerta para quase 3,3 bilhões de adultos que poderão ser afetados até 2035, em comparação com 2,2 bilhões em 2020.
O TEMA
Como a obesidade abrange diversas especialidades médicas, a campanha estimula a conversa interdisciplinar, utilizando a mensagem: “Vamos falar sobre obesidade …..”
Dessa forma, a proposta é criar uma livre associação, podendo ser incluídos inúmeros temas como: “Obesidade e Diabetes”, “Obesidade e Câncer”, “Obesidade e Saúde Mental”.
Também podem ser temas mais amplos na área da saúde como: “Obesidade, urbanização e aquecimento global” e “Obesidade e o nosso SUS”.
A ideia é iniciar conversas transversais, buscando compartilhar conhecimentos e ver a obesidade de uma perspectiva diferente. A proposta da SBEM e ABESO é falar sobre obesidade e políticas públicas para ampliar a prevenção e incorporar o tratamento medicamentoso.
Para aumentar o alcance da campanha, foi definida que a cor roxa, adotada mundialmente, que passa a representar a obesidade, a partir de 2024. Estão sendo proposta a iluminação de monumentos em diversas cidades, como o Cristo Redentor.
A recomendação é utilizar a cor da campanha em mensagens nas redes sociais, incluindo o filtro do Instagram, onde podem ser feitos vídeos de um minuto, iniciando com a frase “Vamos falar sobre obesidade e…”.
Ao longo do mês, entrevistas serão feitas com representantes de diversas sociedades científicas. SBEM e ABESO também sugerem o compartilhamento de histórias e ações, sempre marcando as duas sociedades nos perfis das redes sociais, sempre com muito respeito.
Os esforços para lidar com a obesidade precisam ser abrangentes, integrados e bem apoiados por profissionais de saúde, população geral, gestores públicos, imprensa, mídias sociais, para gerar impacto a longo prazo.
Neste Dia Mundial da Obesidade, “Vamos falar sobre obesidade e…”
Referências Bibliográficas:
- https://www.worldobesityday.org/
- https://www.worldobesity.org/
- World Obesity Federation. World Obesity Atlas 2024. London: World Obesity Federation, 2024. https://data.worldobesity.org/publications/?cat=22