No dia 12 de abril comemora-se o Dia do Obstetra, uma homenagem nacional ao profissional que acompanha a mulher em toda a sua gestação até o puerpério.
O obstetra é o médico responsável por cuidar de todo o processo de gravidez e nascimento da criança para garantir que ocorra da melhor maneira possível. Assim, essa especialidade se dedica à reprodução da mulher.
Muitas pessoas têm dúvidas sobre quando procurar um obstetra. A recomendação é que a mulher procure um obstetra quando planejar uma gravidez ou a partir do momento em que descobrir ou suspeitar que está grávida. Esse profissional vai orientar sobre cuidados com a alimentação, mudanças no corpo e outros fatores para ter uma gestação saudável.
Também é de suma importância procurar acompanhamento obstétrico durante a gravidez quando surgir casos de sangramento na gestação, inchaço, febre, dores, vômitos excessivos e perda de líquido vaginal.
Qual a diferença entre ginecologista e obstetra?
Tanto o médico ginecologista quanto o obstetra cuidam da saúde da mulher. No entanto, o ginecologista trata da saúde íntima feminina, enquanto o obstetra está voltado para grávidas e mulheres que estão planejando ter filho. A primeira consulta a um ginecologista deve acontecer assim que a mulher inicia a vida sexual ou se perceber um problema.
O ginecologista é indicado para fazer o exame pélvico para analisar os genitais externos; fazer o papanicolau para verificar a presença de alguma doença sexualmente transmissível; fazer o exame das mamas, analisando se há alguma anormalidade; solicitar exames laboratoriais; tirar dúvidas sobre sexualidade e saúde feminina; orientar sobre prevenção de doenças e contracepção, dentre outras atribuições.
Já o médico obstetra é indicado para realizar partos; fazer acompanhamento durante a gravidez e pós-parto; dar orientação à família; fazer atendimento a recém-nascidos; solicitar exames para verificar o estado de saúde da mãe e do bebê; dentre outras funções.