O dia 15 de outubro foi intitulado como o Dia Mundial de Lavar as Mãos. A data tem como objetivo aumentar a conscientização sobre os benefícios de lavar as mãos com água e sabão corretamente ou, quando não tiver acesso a eles, utilizar álcool em gel 70%. Esta é uma das ações mais eficazes para combater infecções e a transmissão de vírus e bactérias.
De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), lavar as mãos reduz em até 40% o risco de contrair conjuntivite, diarreia, dor de garganta, gripe, infecção estomacal, entre outras. Também é considerada a forma mais eficaz de prevenir a transmissão de microrganismos.
Não há necessidade de lavar as mãos o tempo todo, pois pode acabar eliminando também as bactérias que têm o papel de proteger as mãos de outros microrganismos, mas a recomendação é que se lave as mãos sempre após espirrar e usar o banheiro, antes e depois de comer, cumprimentar outras pessoas, limpar o nariz, manusear dinheiro ou lixo, tossir, tocar animais de estimação, trocar fraldas dos bebês, tossir ou sempre que estiverem sujas.
Também é importante higienizar as mãos depois de tocar em superfícies fora da sua residência, ao visitar espaços públicos, como mercados e locais de cultos religiosos e, principalmente, durante e após o uso do transporte público.
A lavagem das mãos deve ser executada principalmente nas seguintes ocasiões:
- Antes de manipular ou consumir alimentos
- Antes e depois de se entrar em contato com pessoas doentes ou acamadas
- Depois de ir ao banheiro
- Depois de espirrar, tossir ou assoar o nariz
- Após manipular objetos potencialmente sujos ou contaminados
- Após entrar em contato com animais
- Sempre que as mãos estiverem visivelmente sujas
Fonte: https://eurofarma.com.br/artigos/1510-dia-mundial-de-lavar-as-maos
Fonte: https://bvsalud.org/portal-lis/2014/10/14/dia-mundial-da-lavagem-das-maos/