Na tarde do dia 25 de fevereiro de 2025, recebemos no auditório da estação OTICS-Rio Padre Miguel, os médicos da Clínica da Família Olímpia Esteves (CFOE), para uma capacitação de matriciamento em psiquiatria. O assunto abordado foi sobre os critérios de encaminhamento ao SISREG, níveis de atuação em saúde mental, procedimentos SISREG e acompanhamento de paciente de saúde mental. O encontro teve por objetivo qualificar os profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) para o atendimento em saúde mental. Participaram desse encontro: Rafaela Mouta — Psiquiatra da CAP 5.1 e os médicos: Fabrício Alverca, Carolina do Cunha, Maria Luiza Araujo, Isabel Queiroz, Kaio da Velasques, Patrícia Varoni e Luan Carrillo.
A capacitação de matriciamento em psiquiatria para médicos da Estratégia de Saúde da Família (ESF) é um processo crucial para integrar cuidados de saúde mental no sistema de atenção primária. O conceito de matriciamento visa a colaboração entre profissionais da saúde mental e a equipe da ESF, a fim de proporcionar um cuidado integral e contínuo aos pacientes, especialmente em relação a transtornos mentais. Este processo permite que os médicos da família possam contar com o apoio de psiquiatras para melhor diagnosticar, tratar e acompanhar os casos de saúde mental na comunidade.
A capacitação deve ser contínua, com atualizações periódicas e espaços de discussões de casos, para que a prática do matriciamento seja eficiente e possa acompanhar as necessidades da comunidade de forma eficaz.