21/03 – Dia Nacional da Síndrome de Down

O Dia Nacional da Síndrome de Down, celebrado no Brasil em 21 de março, é uma data para promover a conscientização sobre a condição e incentivar a inclusão e o respeito às pessoas com Síndrome de Down. Essa data busca fortalecer a importância da diversidade e da igualdade de direitos, combatendo o preconceito e estimulando o apoio à educação, ao trabalho e à participação ativa dessas pessoas na sociedade.

Pessoas com Síndrome de Down (SD) e aqueles que vivem e trabalham com elas, em todo o mundo, organizam e participam de atividades e eventos para aumentar a conscientização e criar uma voz global única na defesa dos seus direitos, da inclusão e do bem-estar.

Uma abordagem baseada nos direitos humanos vê as pessoas com deficiência como detentoras do direito de serem tratadas com justiça, de ter as mesmas oportunidades e de trabalhar como e com os outros para melhorar suas vidas.

A Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência exige que todos tenham a liberdade de fazer suas próprias escolhas e possam ter participação plena e efetiva nas organizações. Mas pessoas com SD geralmente não recebem o apoio adequado ou são tratadas de forma controladora — frequentemente, quem os apoia faz coisas para eles, não com eles, tomam decisões por eles, não com eles.

É necessário destacar que a Síndrome de Down (SD) não é uma doença e, sim, uma condição genética inerente à pessoa, mas que está associada a algumas questões de saúde que devem ser observadas desde o nascimento da criança. São elas: cardiopatias congênitas, alterações oftalmológicas, auditivas, do sistema digestório, endocrinológica, do aparelho locomotor, neurológicas, hematológicas e ortodônticas. Estudos nacionais revelam também, alta prevalência de doença celíaca (5,6%) em crianças com SD, que em caso de suspeita devem ser acompanhados por especialistas.

Não há relação entre as características físicas e um maior ou menor comprometimento intelectual — o desenvolvimento dos indivíduos está intimamente relacionado aos estímulos e aos incentivos que recebem, sobretudo nos primeiros anos de vida, e a carga genética herdada de seus pais, como qualquer pessoa.

Que esse dia nos inspire a construir um mundo mais acolhedor, empático e justo para todas as pessoas, independentemente de suas condições. O amor e o respeito são fundamentais para uma sociedade mais solidária e igualitária.

 

Fonte:

Biblioteca Virtual em Saúde

Referência:

DIA Nacional da Síndrome de Down: Síndrome de Down. Biblioteca Virtual de Saúde: Ministério da Saúde, site, 21 mar. 2025. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/conosco-nao-para-nos-21-3-dia-mundial-e-nacional-da-sindrome-de-down/#:~:text=IN%C3%8DCIO-,%E2%80%9CConosco%2C%20n%C3%A3o%20para%20n%C3%B3s%E2%80%9D%3A%2021%2F3%20%E2%80%93,Nacional%20da%20S%C3%ADndrome%20de%20Down. Acesso em: 21 mar. 2025.