Dia Mundial da Asma 2025: “Tornar os Tratamentos Inalatórios Acessíveis a TODOS”
Celebrado na primeira terça-feira de maio, o Dia Mundial da Asma 2025 chama a atenção para um dos maiores desafios enfrentados por milhões de pessoas que convivem com essa condição: o acesso aos tratamentos inalatórios. Com o tema “Tornar os Tratamentos Inalatórios Acessíveis a TODOS”, a campanha deste ano reforça a urgência de garantir que todas as pessoas com asma, independentemente de sua condição socioeconômica ou localização geográfica, possam receber o tratamento adequado para controlar a doença e prevenir crises graves.
A asma é uma doença inflamatória crônica que afeta os pulmões, provocando o estreitamento dos brônquios e dificultando a respiração. Estima-se que mais de 260 milhões de pessoas vivam com asma no mundo, resultando em mais de 450 mil mortes evitáveis a cada ano. No Brasil, aproximadamente 20 milhões de brasileiros sofrem com a doença, que é responsável por cerca de 350 mil internações anuais, segundo dados do Ministério da Saúde.
Embora a causa exata da asma ainda não seja totalmente compreendida, sabe-se que fatores genéticos e ambientais desempenham um papel fundamental em seu desenvolvimento e agravamento. Alérgenos como ácaros, fungos, pólens, pelos de animais, além de infecções respiratórias, fumaça de cigarro, poluição, mudanças climáticas e até o estresse podem desencadear sintomas como falta de ar, chiado no peito, tosse e aperto no peito.
O tratamento adequado da asma envolve a combinação de medicamentos controladores, que previnem crises ao reduzir a inflamação dos brônquios, e medicamentos de alívio, utilizados em momentos de agravamento dos sintomas. Esses tratamentos são, em grande parte, administrados por meio de dispositivos inalatórios, que têm a vantagem de levar o medicamento diretamente aos pulmões.
Manter os cômodos limpos e arejados, evitar o acúmulo de poeira, não fumar, identificar e evitar fatores desencadeantes e manter uma rotina de exercícios físicos leves são atitudes que contribuem significativamente para o bem-estar da pessoa com asma.
A asma não deve ser um obstáculo para uma vida ativa e saudável. Com o tratamento adequado, informação e suporte, é possível viver com qualidade e reduzir drasticamente o risco de crises graves e internações. Que o Dia Mundial da Asma 2025 seja mais do que uma data de conscientização — que seja um marco na luta por mais equidade no acesso à saúde respiratória.
Fonte:
Biblioteca Virtual em Saúde
Referência:
DIA Mundial da Asma 2025: Asma. Biblioteca Virtual de Saúde: Ministério da Saúde, site, 6 maio 2025. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/tornar-os-tratamentos-inalatorios-acessiveis-a-todos-06-5-dia-mundial-da-asma-2025/#:~:text=%E2%80%9CTornar%20os%20Tratamentos%20Inalat%C3%B3rios%20Acess%C3%ADveis,Dia%20Mundial%20da%20Asma%202025. Acesso em: 6 maio 2025.