Janeiro Roxo é a campanha anual de conscientização e combate à hanseníase, uma doença infecciosa crônica causada pela bactéria Mycobacterium leprae que afeta principalmente a pele, os nervos periféricos e as mucosas. Apesar de muitas vezes cercada por estigma e preconceito, a hanseníase é curável e seu tratamento é oferecido de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com medicação que interrompe a transmissão da doença logo no início do tratamento.
O mês de janeiro ganhou a cor roxa para alertar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce, da busca ativa de casos, do tratamento oportuno e da eliminação do estigma em torno da doença. Além disso, o último domingo de janeiro é celebrado internacionalmente como o Dia Mundial de Enfrentamento da Hanseníase, também conhecido como World Leprosy Day, observância que busca sensibilizar a população global para a realidade da hanseníase, promover a dignidade das pessoas afetadas e mobilizar ações que eliminem a discriminação.
No Brasil, onde ainda há números significativos de casos — com milhares de novos diagnósticos registrados anualmente — a campanha Janeiro Roxo destaca a necessidade de informação contínua e de ações de saúde pública que garantam tanto o acesso ao diagnóstico quanto ao tratamento em todas as regiões. Informar, acolher e educar são passos fundamentais para reduzir a transmissão, prevenir incapacidades e combater o estigma associado à doença.

Fonte:
Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.
Referência:
DIA Mundial de Enfrentamento da Hanseníase: Janeiro Roxo. Hanseníase: Gov.br, site, 25 jan. 2026. Disponível em: https://www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/regiao-sul/husm-ufsm/comunicacao/noticias/janeiro-roxo-conscientizacao-e-combate-a-hanseniase. Acesso em: 25 jan. 2026.