O Dia Mundial do Coração, celebrado em 29 de setembro, é uma data criada pela Federação Mundial do Coração com apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS). Seu objetivo é conscientizar a população sobre a importância da prevenção das doenças cardiovasculares, que continuam sendo a principal causa de morte no mundo.

As doenças do coração, como infarto, insuficiência cardíaca e AVC, estão fortemente ligadas a fatores de risco que podem ser prevenidos ou controlados. Entre eles, destacam-se o tabagismo, a hipertensão arterial, o colesterol elevado, a má alimentação, o sedentarismo e o consumo excessivo de álcool.

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), cerca de 17,9 milhões de pessoas morrem todos os anos em decorrência de doenças cardiovasculares, representando quase um terço de todas as mortes globais. Isso demonstra a urgência de adotar hábitos de vida mais saudáveis.

Algumas atitudes simples podem ajudar a manter a saúde do coração:

  • Praticar atividade física regularmente;

  • Manter uma alimentação equilibrada, rica em frutas, verduras e legumes;

  • Evitar o consumo de cigarro e bebidas alcoólicas em excesso;

  • Controlar a pressão arterial, glicemia e colesterol;

  • Buscar acompanhamento médico periódico.

O Dia Mundial do Coração é, portanto, um convite para refletirmos sobre nosso estilo de vida e adotarmos escolhas que promovam mais saúde e qualidade de vida. Cuidar do coração é cuidar da vida.

Referência:
Organização Pan-Americana da Saúde

Fonte:

DIA Mundial do Coração: Coração. Organização Pan Americana da Saúde: Gov.br, site, 29 set. 2025. Disponível em: https://www.paho.org/pt/topicos/doencas-cardiovasculares. Acesso em: 29 set. 2025.