23 de novembro Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil

​ O câncer infantil é um grupo de doenças caracterizado pela proliferação descontrolada de células anormais que pode surgir em qualquer parte do corpo. No Brasil, assim como em países desenvolvidos, o câncer já é a principal causa de morte por doença (8% do total) entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos. Estima-se um número significativo de novos casos anualmente no país (cerca de 12.600 em 2017).
Tipos Mais Frequentes

     Os tumores mais comuns em crianças e adolescentes incluem:
​Leucemias: Afetam os glóbulos brancos.
​Tumores do Sistema Nervoso Central.
​Linfomas: Afetam o sistema linfático.

​Outros tipos que acometem essa faixa etária são o neuroblastoma (sistema nervoso periférico, frequentemente abdominal), tumor de Wilms (renal), retinoblastoma (retina), tumor germinativo, osteossarcoma (ósseo) e sarcomas (partes moles).

Avanços e Cura
​Nas últimas décadas, o tratamento do câncer infantojuvenil evoluiu muito. Atualmente, cerca de 80% das crianças e adolescentes diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados podem ser curados. A maioria desses pacientes terá uma boa qualidade de vida após o tratamento adequado.

Ações e o Papel do SUS e da Prefeitura do Rio
​     O estabelecimento de datas de conscientização visa não apenas estimular ações educativas e preventivas e difundir avanços técnico-científicos, mas também promover debates sobre políticas públicas de atenção integral e apoiar a sociedade civil em prol dessas crianças e seus familiares.
​Neste contexto, o Sistema Único de Saúde (SUS) desempenha um papel fundamental, sendo o responsável por garantir o acesso ao diagnóstico precoce e ao tratamento de alta complexidade e especializado para o câncer infantil, essencial para alcançar as altas taxas de cura.

A Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da sua rede de saúde e em parceria com o SUS, tem o compromisso de apoiar incondicionalmente esta causa.
​O apoio da Prefeitura é vital para assegurar que as crianças e adolescentes cariocas tenham o melhor cuidado possível, garantindo o direito à saúde e à esperança.