Janeiro branco: mês de conscientização da saúde mental e emocional

Estamos em janeiro, mês em que ocorre a campanha Janeiro Branco, criada por psicólogos com o objetivo de chamar atenção das pessoas, instituições, autoridades e sociedade para o cuidado da saúde mental.

O psicólogo do Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, Philipe Veloso, explica a importância da campanha.

– O Janeiro Branco tem por objetivo conscientizar a importância do cuidado com a saúde mental, que é fundamental na vida das pessoas. Nos preocupamos com a nossa saúde física, mas muitas vezes esquecemos da saúde da nossa mente.

As principais doenças relacionadas à mente

As doenças mais conhecidas atualmente são a depressão, a ansiedade e os transtornos de pânico.

– Atualmente é muito difícil não conhecer alguém que não sofra de algum desses transtornos.

Veloso alerta ainda para a importância de estar atento aos sintomas.

– Em relação à ansiedade, é comum as pessoas sentirem irritabilidade, estresse, falta de ar, sensação de “tudo dando errado”. No quadro de depressão, o mais comum é a apatia, falta de vontade, cansaço excessivo.

O psicólogo afirma que pequenos hábitos podem evitar o aparecimento dos sintomas.

– O tripé de hábitos saudáveis que previne o aparecimento de doenças relacionadas à mente é uma boa noite de sono, uma alimentação saudável e atividade física.

O médico também chama a atenção para o fato de que, em janeiro, os casos de doenças mentais aumentam.

– Dezembro e janeiro são meses em que costumamos ter mais angústias, e isso tem a ver com o fato de serem meses de fechamento de ciclo, abertura de um novo, em que somos acometidos com mais angústia, porque somos convidados a olhar um pouco para o passado e um pouco para o futuro.

Quem identificar tais sintomas pode buscar ajuda nas Clínicas da Família ou nos CAPS, que são a porta de entrada do atendimento na rede pública de saúde.

 

 

Fonte: Janeiro Branco: a importância dos cuidados com a saúde mental – Empresa Pública de Saúde do Rio de Janeiro – RIOSAÚDE (prefeitura.rio)

Jornalista: Yuri Neri