O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ é comemorado nesta sexta-feira, 28 de junho.
No Brasil, a data está no calendário nacional, sendo palco de manifestações e reivindicações históricas do movimento LGBTQIA+ por direitos, pelo combate à discriminação e pelo respeito à cidadania em suas diferentes formas de manifestação e expressão.
O principal objetivo é conscientizar a população sobre a importância do combate à homofobia para a construção de uma sociedade livre de preconceitos e igualitária, independente do gênero sexual.
Precisamos falar mais sobre os direitos que precisam ser conquistados pela população LGBTQIA+, pensando que nós cumprimos com todos os nossos deveres, pagamos todos os impostos igualmente com as pessoas heteronormativas e não temos acesso aos mesmos direitos. Nosso desejo não é tirar o direito das pessoas heteronormativas, a gente só quer ter acesso aos mesmos direitos. Então aproveitar esse mês para falar sobre o direito e sobre o orgulho de sermos quem somos, de existirmos.
O Dia do Orgulho é um reforço para lembrar as pessoas que todos devem se orgulhar de sua sexualidade e não sentir vergonha da sua orientação sexual. Não importa a orientação sexual de uma pessoa, o importante é ser respeitada como um ser humano e ter todos os seus direitos garantidos.
Fonte: https://www12.senado.leg.br-2024-Dia Mundial do Orgulho LGBTQIA+